Foi aprovada na na 519ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia, que aconteceu dias 27 e 28 de julho, em Brasília, a realização da sessão do mês de outubro na cidade de Teresina, paralela às comemorações pelos 60 anos do conselho regional piauiense. O vice-presidente do CRF-PI, Raulino Firmino, e os conselheiros regionais Jairo Ferreira e Maysa Mendes participaram do encontro e apresentaram o projeto da Comenda do Mérito Farmacêutico.
Raulino Firmino destaca a importância do momento para a classe farmacêutica piauiense. “No dia 29 de outubro de 2022 o CRF-PI comemora seus 60 anos e para ressaltar esta data tão importante para nossa profissão no Piauí, conseguimos junto ao Dr. Walter Jorge, a realização da plenária do mês de outubro do Conselho Federal em Teresina, quando também faremos a entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico a personalidades que contribuíram para a Farmácia em todos os âmbitos”, afirma o vice-presidente.
DESTAQUES DA PLENÁRIA: O ritmo de trabalho na 519ª Reunião Plenária, realizada nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29/07, em Brasília, foi intenso. Confira os pontos de pauta discutidos e as deliberações dos conselheiros:
🔳 Atualização da Resolução CFF nº 354/2000, que disciplina a assistência farmacêutica em atendimentos móveis de urgência e emergência.
🔳 Aprovação de novo texto para a Resolução nº 492/2008, sobre o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública ou privada. O novo texto engloba pequenos hospitais, centros de saúde e ambulatórios e clínicas especializados.
🔳 Atualização da Resolução CFF nº 470/2008, para que o farmacêutico atue em todo o ciclo dos gases medicinais, da produção até a dispensação desses produtos para a saúde
🔳 Ampliação da mobilização pela NÃO aprovação, nesta segunda-feira, 1º/08, do requerimento de urgência para votação imediata do PL nº 1771/2019, que autoriza a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados.
🔳 Intensificação da participação das entidades da saúde na Ação Civil Pública pela suspensão da autorização de novos cursos EaD e fiscalização dos já existentes, e do trabalho pela aprovação do PL que institui o exame de proficiência para farmacêuticos.
🔳 Emissão de circulação para orientação da fiscalização pelos CRFs de direitos e obrigações dos farmacêuticos nos contratos como pessoas jurídicas.
🔳 Manutenção do Programa de Aprimoramento da Fiscalização do exercício profissional, para repasses aos CRFs, destinados ao fomento da atividade.
🔳 Produção de materiais direcionados aos técnicos de laboratório inscritos nos CRFs.
🔳 Realização de capacitação para os farmacêuticos gestores da assistência farmacêutica municipal e estadual.
▶️ Acompanhe esses assuntos no Programa Conexão CFF, que será divulgado durante a semana, em nosso canal no Youtube.
Saiba mais: https://cff.org.br/noticia.php?id=6791
Fonte: com informações do CFF.