Vem pra Foz – O III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná (Rafain Palace Hotel & Convention – Av. Olímpio Rafagnin, 2357 – Parque Imperatriz). Com o objetivo de ser uma “Conexão Farmacêutica Mundial: vozes de todos os continentes”, a expectativa é de que mais de 5 mil participantes, entre acadêmicos, profissionais e palestrantes, façam parte desta integração, que reunirá temas relacionados a 14 áreas de conhecimento, como análises clínicas e toxicológicas, farmácia comunitária e farmácia Estética.
Em uma era de avanços tecnológicos e científicos acelerados, a saúde é redefinida e modelada por profissionais capacitados, proativos e adaptáveis. Dentro desse cenário, o farmacêutico tem se mostrado não apenas relevante, mas crucial. Os farmacêuticos estão não apenas na retaguarda da saúde, mas na vanguarda das decisões clínicas, exercendo influência direta e significativa sobre os tratamentos e consecutiva qualidade de vida dos pacientes. Tais profissionais são então elos que conectam ciência, inovação e prática clínica, garantindo que cada paciente receba o cuidado mais adequado e atualizado.
A tomada de decisão informada e baseada em evidências por parte do farmacêutico pode melhorar significativamente os resultados de saúde, minimizando riscos e maximizando a eficácia do tratamento. Por fim, quando falamos em tratamento, os farmacêuticos são os profissionais que trabalham para promover a adesão, assim como garantem que a farmacoterapia seja segura e eficaz, tendo grande influência sobre escolhas e desfechos terapêuticos. Em suma, o farmacêutico molda a saúde, desempenhando diversos papéis que impactam diretamente no bem-estar dos pacientes e na estrutura global dos cuidados de saúde. Ele une a ciência, a tomada de decisão e o tratamento, garantindo que o cuidado de saúde seja baseado em evidências, personalizado e efetivo. Este profissional não só se conecta a cada ponto do tema, mas é a força motriz por trás da integração destes elementos, aprimorando e influenciando a saúde em sua totalidade.
O III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas busca então destacar e reafirmar essa posição relevante do farmacêutico no ambiente de saúde. A escolha do tema, “Ciência, Decisão e Tratamento: o Farmacêutico conectando e moldando a Saúde”, não é apenas emblemática, mas também estratégica. Ela reflete o compromisso da profissão com a investigação contínua, a prática baseada em evidências e a interação direta com a saúde dos pacientes. A capacidade do farmacêutico de navegar com destreza entre pesquisa avançada, tomada de decisões clínicas e prática farmacêutica contemporânea é o que, de fato, molda e aprimora a saúde como a conhecemos.
Confira a programação completa e os palestrantes confirmados no site do Congresso. As inscrições também estão disponíveis por lá: congressocff.com.br
Fonte: Comunicação CFF