O presidente do Conselho Regional de Farmácia, Raulino Ferreira, acompanhado do vice-presidente Danillo Déric, do diretor Jairo Ferreira, do conselheiro regional Rennan Walter e do conselheiro federal suplente, Jeorgio Leão, se reuniu na manhã desta terça-feira (21), com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles da Silveira, para apresentar os relatórios das inspeções realizadas pelo setor de fiscalização do CRF-PI em 2024 em UBSs, CAPs e hospitais, e solicitar adequações na assistência farmacêutica municipal, seguindo o que rege a legislação. Também foi tratado da convocação dos farmacêuticos e técnicos aprovados e classificados no concurso da FMS para Saúde, ocorrido em 2024.
Charles da Silveira informou que vai analisar e verificar os relatórios entregues pelo CRF, e mapear as possibilidades de ajustes, e que posteriormente, será marcada uma nova reunião para tratar da questão. Sobre os concursados, o presidente da Fundação afirmou que todos os farmacêuticos e técnicos aprovados e classificados no concurso realizado em 2024 para área da saúde, serão chamados ainda neste ano de 2025 para assumirem seus cargos na rede municipal.
Raulino Ferreira classificou a reunião como positiva, diante dos encaminhamentos dados pela FMS. “Continuaremos acompanhando essa questão da assistência farmacêutica nas UBSs, CAPs e hospitais, articulando para que a legislação seja cumprida e acreditamos que podemos chegar a uma resolutividade. Sobre o chamamento dos farmacêuticos concursados e classificados, recebemos a informação do Prof. Charles com muita satisfação, já que ele se comprometeu que todos os aprovados e classificados serão empossados ainda neste ano de 2025”, destaca o presidente do CRF.
O vice-presidente do CRF-PI, Danilo Déric, ressaltou a continuidade das fiscalizações em 2025. “Como já programado no Plano Anual de Fiscalização, os estabelecimentos farmacêuticos de todos os 224 municípios piauienses receberão as visitas dos fiscais do órgão, a fim de garantir o cumprimento da legislação e oferecer uma assistência farmacêutica eficiente para a população”.
Fonte: Comunicação CRF-PI