Foi lançado oficialmente, na plenária do mês de maio, que aconteceu no último dia 13, o Plano Municipal de Assistência Farmacêutica em sua segunda edição. O documento, lançado inicialmente em 2019, agora recebe uma edição revisada, incluindo as novas portarias do Ministério da Saúde. O Plano foi elaborado pelos farmacêuticos Náiguel Castelo Branco (membro da Comissão de Assistência Farmacêutica) e Rhilder Borges Reis, com o apoio do CRF-PI e parceria do Ministério Público Estadual.
O documento traz diretrizes para estruturação e organização da assistência farmacêutica nos municípios do Piauí e se encontra disponível gratuitamente para as prefeituras implantarem/implementarem. A segunda edição traz atualização das portarias relacionadas aos repasses de recursos para aquisição de medicamentos.
O pré-lançamento havia acontecido no município de Antônio Almeida. O farmacêutico Náiguel Castelo Branco e o vice-presidente do CRF-PI Raulino Firmino participaram, por videochamada, de reunião com autoridades e profissionais de saúde da cidade. “Esse primeiro momento foi para constituir a Comissão de Farmácia Terapêutica, para logo em seguida dar início à Relação Municipal dos Medicamentos (REMUME). Essa ação se dará com base nas diretrizes que elaboramos no Plano de Assistência Farmacêutica”, explica Náiguel.
Confira o vídeo de lançamento aqui!
Leia o Plano Municipal de Assistência Farmacêutica – 2ª Edição
Fonte: Comunicação CRF-PI (Inácio Pinheiro)