A diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) se reuniu com farmacêuticos do LACEN-PI na manhã desta quarta-feira (21), com o objetivo de elencar pautas propositivas pelos profissionais do Laboratório, além de ressaltar e agradecer a importância dos farmacêuticos da casa como essenciais no enfrentamento à pandemia no estado.
Para o presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, o encontro teve a finalidade de reconhecer o trabalho dos farmacêuticos que estão na linha de frente no combate a Covid-19, bem como, escutar sugestões e propostas de melhorias para a classe. “Pudemos salientar o excelente serviço prestado pelos farmacêuticos da casa, especialmente agora durante a esta crise mundial na saúde, além de ouvir as necessidades dos profissionais das análises clínicas que trabalham no órgão público mais relevante do estado no que tange aos testes laboratoriais e vamos levar em consideração suas demandas e pleitear avanços para os nossos colegas, tanto na parte estrutural como de condições de trabalho”, destaca Luiz.
O farmacêutico Denis Furtado, que é supervisor do setor que realiza os testes do pezinho no LACEN, ressaltou a importância do órgão durante a pandemia e agradeceu o Conselho de Farmácia pelo interesse em ouvir os profissionais das análises clínicas. “O medo tomou conta da comunidade e dos farmacêuticos e nós, profissionais, não nos opusemos a entrar nessa batalha, na linha de frente e com toda garra estamos levando diagnóstico para todo estado do Piauí. Somos referência em análises clínicas e a pandemia fez o Lacen ser melhor reconhecido pelos órgãos de saúde e pelo Governo do Estado, e agradecemos essa visita do CRF, onde percebemos essa flexibilidade do Conselho em atender os profissionais para debater ideias para melhorias para nossa classe, assim como, melhorias para serem implementadas aqui”, comenta Furtado.
A diretora do Lacen, Walterlene Carvalho, enfatizou o trabalho do Laboratório e pontuou a quantidade de exames realizados desde março. “Já foram realizados mais de 70 mil exames laboratoriais aqui no Lacen, apresentando o resultado em até 48 horas, sendo assim, um trabalho de excelência. Vale ressaltar o desafio que aceitamos em efetuar a metodologia da Quimioluminescência, que são testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG em amostra de sangue venoso do paciente, que apresentam maior sensibilidade quando comparado aos testes rápidos”, explica Walterlene.
A reunião também contou com a presença do vice-presidente do CRF, Ícaro Tyego Araújo, do diretor Raulino Firmino, e dos farmacêuticos do Laboratório Central do Estado.
Fonte: CRF-PI