O Conselho Federal de Farmácia (CFF) recebeu comunicado do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde (MS), sobre Portaria da Secretaria de Vigilância em Saúde (Portaria nº 25, de 1º de dezembro de 2015), que aprovou o Manual Técnico para o Diagnóstico das Hepatites Virais em Adultos e Crianças.
O manual foi elaborado por uma equipe de especialistas na área e contou também com sugestões recebidas por meio de uma consulta pública realizada ano passado. Um dos destaques desse trabalho foi a adoção dos fluxogramas que permitirão aos serviços de saúde executarem o diagnóstico seguro das hepatites virais.
A prática também contribuirá para a redução de gastos com insumos estratégicos e humanos, visto que os laboratórios, agora, respaldados pela Portaria nº 25, deixarão de fazer testes desnecessários ao diagnóstico e que oneram o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o diagnóstico mais adequado permitirá o encaminhamento do indivíduo ao serviço de saúde mais indicado à situação.
O manual encontra-se disponível para todos os profissionais da saúde (farmacêuticos, biomédicos, médicos, enfermeiros, gestores etc) em:http://www.aids.gov.br/publicacao/2015/o-manual-tecnico-para-o-diagnostico-das-hepatites-virais
Fonte: Comunicação do CFF (Murilo Caldas)