O Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) vem a público repudiar a atitude desrespeitosa de funcionários de alguns postos de saúde da prefeitura municipal de Teresina para com os farmacêuticos que procuram os estabelecimentos para receber a vacina contra a gripe H1N1 e são informados que não podem ser atendidos, pois não se enquadram no grupo prioritário de trabalhadores de saúde.
Apesar de se identificarem como farmacêuticos, portanto, provarem que são profissionais de saúde, os profissionais estão voltando sem serem imunizados. Tal comportamento dos funcionários é um misto de desinformação e desrespeito para com os farmacêuticos e este Conselho cobra da Fundação Municipal de Saúde (FMS) uma resposta a respeito de tal situação, exigindo que ela não se repita.
O Ministério da Saúde determinou a imunização dos grupos prioritários e incluiu entre eles os profissionais de saúde, abrangendo os farmacêuticos. O mínimo que se pode esperar da Fundação é o cumprimento de tal orientação. O Conselho Federal de Farmácia, Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde estão sendo comunicados do problema.
Ítalo Sávio Mendes Rodrigues
Presidente do Conselho Regional de Farmácia