Alerta – Um estudo alarmante publicado na renomada revista científica The Lancet revela um cenário sombrio para a saúde global: a crescente resistência de bactérias aos antibióticos. A pesquisa, que analisou dados de milhões de pessoas em todo o mundo, indica que nos próximos 25 anos, mais de 39 milhões de mortes poderão ser atribuídas a infecções resistentes a medicamentos.
O estudo analisou uma vasta gama de patógenos e combinações de infecções, abrangendo diferentes grupos populacionais em diversos países. Os resultados indicam que, embora a mortalidade infantil tenha diminuído significativamente nas últimas décadas, graças a melhorias nas condições de saúde, a mortalidade em adultos, especialmente entre idosos, tem aumentado de forma alarmante devido à maior vulnerabilidade a infecções resistentes.
No Brasil, onde cerca de 90% das pessoas se automedicam (Pesquisa ICTQ/Datafolha, 2024), dados reunidos pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) em parceria com a IQVIA mostram que o quadro pode ter se agravado em função da pandemia de Covid-19.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia, Raulino Ferreira, destaca que o tema deve ser tratado de forma séria e objetiva, a fim de conscientizar todos os agentes envolvidos. “Levantamos o debate, alertando autoridades e população, propondo e promovendo formas de amenizar o aumento da resistência dos microrganismos aos antimicrobianos no País. O uso racional de medicamentos, orientado por profissionais da saúde, em especial o farmacêutico, é o caminho para reduzir e até eliminar esse problema de saúde pública”, justifica o farmacêutico.
Farmacêuticos em ação – neste dia 25 de setembro é o Dia Internacional do Farmacêutico e para ressaltar a data, o CRF-PI realiza uma manhã de serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre o uso racional de medicamentos na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina-PI, das 08h às 12h. As redes de farmácias América Drogarias, Drogarias Ferreira, Drogarias Globo, Drogasil e Pague Menos são parceiras na ação e disponibilizaram seus profissionais e insumos para a atividade.
Fonte: Comunicação CRF-PI