O Sistema CFF/CRFs uniu esforços para iluminar diversos pontos turísticos no Brasil na cor azul, em referência à resistência aos antimicrobianos. A ação é alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (5 de maio). Em Teresina, a Ponte Estaiada, principal cartão portal da capital do Piauí, ficou iluminada na cor azul no último domingo.
Para mobilizar a sociedade, instituições governamentais e, principalmente, profissionais da saúde, o Sistema Conselho Federal e Regionais de Farmácia e o Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (BrCast) lançaram uma campanha com foco em informações, orientações e esclarecimentos sobre o tema. Por meio da mobilização, o objetivo é minimizar riscos do uso inadequado dos antimicrobianos.
A resistência aos antimicrobianos se tornou uma epidemia silenciosa que provocou aproximadamente 4,95 milhões de mortes em todo o mundo, sendo 1,27 milhões de mortes causadas diretamente por infecções de bactérias resistentes (2019). Esse alerta fica ainda mais preocupante se consideradas as estimativas epidemiológicas que preveem tendência de aumento no número de vítimas por infecções bacterianas resistentes: estima-se que, em 2050, 10 milhões vidas humanas por ano sejam perdidas, superando as mortes estimadas para câncer (8,2 milhões) e diabetes (1,5 milhões).
A pandemia de COVID-19 contribuiu para que as bactérias multirresistentes se espalhem mais rápido e fiquem mais fortes, principalmente nos hospitais, onde o uso de antibióticos teve um crescimento exponencial. No Brasil, isso tornou-se um problema de saúde pública, com cada vez mais infecções contraídas em hospitais sendo causadas por bactérias resistentes aos antimicrobianos.
Resistência aos antimicrobianos é uma ameaça à saúde pública mundial. Junte-se à nós!
Fonte: Comunicação CFF e CRF-PI