Para marcar o Dia Internacional do Farmacêutico, dia 25 de setembro, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí, seguindo uma proposição do CFF, realizou na cidade de Floriano a ação “Farmacêutico na Praça”.
Acadêmicos formandos de Farmácia, farmacêuticos da região, diretoria e assessores do CRF passaram toda manhã de quinta-feira, na Praça Sebastião Bezerra, realizando exames de aferição de pressão, índice glicêmico e ICM (índice de massa corpórea), além do foco principal do evento, informar a população sobre o uso racional de medicamentos, o perigo da automedicação e a importância do farmacêutico no balcão da farmácia, para orientar e tirar dúvidas.
A ação estava inserida na Semana Nacional do Farmacêutico, que aconteceu de 22 a 26 de setembro.
Os conselheiros e diretores do CRF-PI, Osvaldo Bonfim (secretário-geral) e Raulino Firmino (tesoureiro) estiveram presentes e falaram da importância da ação. “Coincidentemente, a Semana Nacional do Farmacêutico acontece logo após a aprovação da nova lei da Farmácia, que confirma o que já preconizava a Lei 5.991, que teve sua importância reconhecida e ampliada a partir da nova Lei 13.021, publicada em 11 de agosto de 2014. Esse é o momento para evidenciar-mos a importância de ter um profissional qualificado atendendo nas farmácias e drogarias de todo país. É um direito da sociedade”, esclarece Bonfim.
Para Raulino Firmino, a presença do farmacêutico é uma necessidade que a sociedade não pode mais ignorar. “A população precisar ter assistência farmacêutica de qualidade e o CRF está nessa luta”. declara. Firmino explica ainda sobre a escolha de Floriano para o evento pontual marcando a data. “Floriano tem mais de 60 mil habitantes, sendo uma das maiores cidades do Estado, além de ficar estrategicamente centralizado. Sendo assim, podemos atingir toda essa região, descentralizando da capital as nossas ações”, completa.
O secretário municipal de saúde de Floriano, Bigma de Queiroz Barbosa, esteve no evento e falou da importância da ida do CRF à cidade. “É importante esclarecer a população sobre os riscos do uso inadequado de medicamentos. É louvável a ação do Conselho de Farmácia, pois esclarece e informa”, comentou.
(Ascom CRF-PI)