Quando é necessário tomar suplementos vitamínicos?

02 de julho de 2015

Tire as dúvidas dos consumidores

A ideia de que vitaminas fabricadas são sempre boas para a saúde já caiu por terra. E, para os que tomam esses produtos achando que não há mal algum, os médicos ressaltam: elas podem ser prejudiciais, sim. Afinal, o consumidor corre o risco de ingerir sem saber se há alguma vitamina inadequada ao seu organismo.

Segundo a endocrinologista do Alta Excelência Diagnóstica, Dra. Suemi Marui, isso não significa que não se deve fazer uso de nenhum suplemento vitamínico, mas sim que é preciso saber o que se está ingerindo e se é realmente necessário para a sua saúde. Afinal, apesar da existência dos multivitamínicos, as carências não são as mesmas para todo mundo.

Há diversos tipos de suplementos vitamínicos, que incluem macronutrientes, (carboidratos, proteínas, gordura, fibras) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais), ou seja, são inúmeras as possíveis indicações médicas. “As pessoas não devem tomar vitaminas por conta própria. Há algumas vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), que quando ingeridas em excesso podem impregnar no tecido adiposo e levar a quadros de intoxicação vitamínica”, reforça a especialista.

Vale lembrar aos consumidores que, se um suplemento trouxe resultados para um conhecido, não significa que também pode trazer para ele. Além disso, diversas medicações podem sofrer interferências com uso de vitaminas. Por exemplo, quem toma levotiroxina para tratar hipotireoidismo não pode ingerir na mesma hora vitaminas com cálcio e ferro, porque elas prejudicam a absorção da medicação.

Fonte: Difundir

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480