Na manhã dessa segunda-feira, 24, farmacêuticos, estudantes e entidades da classe farmacêutica fizeram uma grande manifestação na Avenida Frei Serafim, em Teresina, para protestar contra a votação da medida provisória nº 653, por uma Comissão Mista do Congresso. A concentração aconteceu em frente ao Hospital Getúlio Vargas e seguiu por uma das vias da avenida até o Palácio de Karnak.
A MP modifica as principais “leis da Farmácia” e tem pontos consideramos inaceitáveis pelos farmacêuticos, como responsabilidade técnica de “outros” e responsabilidade técnica remota, esses dois, os itens mais polêmicos da pasta.
Para o presidente do CRF-PI, Ítalo Rodrigues, a possibilidade de aprovação da MP é um retrocesso para todas as conquistas que a população já teve em relação à assistência farmacêutico. “Quem tirar o profissional farmacêutico de dentro da farmácia. E o pior é que abre brecha para que uma pessoa não qualificada possa dispensar medicamentos, que são drogas, e podem ter efeitos perigosos se ingeridos de forma incorreta”, explica Rodrigues.
Para Ítalo, quem perde com a Medida é a sociedade, que deixa de ter um atendimento qualificado e profissional. “Farmácia deve ser um estabelecimento de saúde e não um local de vender medicamentos. Vamos lutar para derrubar essa Medida. Quem ganha é o Brasil e a saúde do povo brasileiro”, completa.
Veja fotos da manifestação:
Fonte: Ascom CRF-PI