Primeiro medicamento no mundo para forma grave de doença hepática gordurosa é aprovado pela FDA

19 de março de 2024
Image description

Na última quinta-feira (14), a FDA, entidade reguladora de medicamentos nos Estados Unidos, deu sua aprovação ao primeiro tratamento para uma variante grave de doença hepática gordurosa não alcoólica. Desenvolvido pela Madrigal Pharmaceuticals, o resmetirom demonstrou eficácia na redução das cicatrizes no fígado em indivíduos afetados pela esteatohepatite não alcoólica (EHNA), uma condição que representa a forma mais severa da doença associada à acumulação de gordura hepática.

Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma entidade clínica patológica na qual ocorre excessivo acúmulo de triglicerídeos no fígado. Esteato-hepatite não alcoólica (EHNA) representa a forma inflamatória que pode levar à fibrose avançada, cirrose e hepatocarcinoma. Estudos epidemiológicos têm revelado que a DHGNA é um problema de saúde pública, acometendo 20-40% dos indivíduos testados na dependência da prevalência da obesidade na população estudada.

O resmetirom, comercializado sob o nome Rezdiffra, é um agonista seletivo do receptor de hormônio tireoidiano tipo b (THR-b). Na MASH, a função do THR-b no fígado está comprometida, o que leva a redução na função mitocondrial e da b oxidação de ácidos graxos, em associação com um aumento na fibrose. trata-se de um estudo fase 3, duplo cego, randomizado, controlado por placebo, que avaliou o benefício do Resmetiron, acompanhando 966 pacientes com MASH, comprovada por biópsia ou elastografia, por um período de 52 semanas.

É um medicamento oral que deve ser ingerido diariamente. Seu mecanismo de ação ativa um receptor do hormônio tireoidiano no fígado para ajudar a reduzir o acúmulo de gordura. O tratamento deve ser realizado em conjunto com outras medidas, como uma dieta saudável e exercícios.

Os efeitos colaterais comuns incluíram diarreia e náusea. A previsão é que o medicamento esteja disponível nos EUA em abril.

 

Fonte: Comunicação CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480