Notícias

Portal Saúde Baseada em Evidências disponibiliza informações científicas à farmacêuticos

07 de abril de 2014

O Portal Saúde Baseada em Evidências foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo fornecer acesso rápido ao conhecimento científico, por meio de publicações atuais e sistematicamente revisadas. As informações, providas de evidências científicas, são utilizadas para apoiar a prática clínica, como também, à tomada de decisão para a gestão em saúde e qualificação do cuidado, auxiliando assim os profissionais da saúde.

Em fevereiro de 2013 foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), para permitir o acesso pelos farmacêuticos ao Portal. Uma campanha virtual e impressa está sendo feita no sentido de estimular o acesso às informações da nova plataforma de consulta.

As informações contendo o número de inscrição dos farmacêuticos e que são repassadas pelos CRFs ao CFF, são sistematicamente retransmitidas ao MS, permitindo que cada farmacêutico se cadastre no portal e possa acessar o banco de dados disponível.

Em relação às bases de dados disponibilizadas, as do Micromedex são as preferidas pelos farmacêuticos. A pedido do CFF, em março foram inseridas ao portal novas ferramentas da Micromedex, quais sejam, DrugReax (Interações medicamentosas) e CareNotes. As novas ferramentas estão com a versão teste pelo período de 1 mês.

Por solicitação do CFF, o portal também estará disponibilizando publicações de amplo conhecimento da categoria farmacêutica. São elas: o Boletim Farmacoterapêutica e as revistas Infarma – Ciências Farmacêuticas e Pharmacia Brasileira.

Links para acesso ao portal:

portalsaude.saude.gov.br

aplicacao.periodicos.saude.gov.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CRF-PI/CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480