Plenário do CFF elege Diretoria para o biênio 2022/2023

03 de janeiro de 2022

O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) termina o ano renovado e com a eleição da Diretoria do conselho para o biênio 2022/2023. Na manhã desta sexta-feira, dia 17/12, foram eleitos diretores pela maioria absoluta dos votos os conselheiros federais de Farmácia, Walter Jorge João (PA), presidente; Lenira da Silva Costa (RN), vice-presidente, João Samuel de Morais Meira (PB), tesoureiro, e Luiz Gustavo de Freitas Pires, secretário-geral. Foram eleitos ainda os membros da Comissão de Tomada de Contas, para o biênio 2022/2023 (veja relação abaixo).

Com a permanência da maioria da Diretoria – o único novo membro é o secretário-geral Luiz Gustavo de Freitas Pires – se mantém as diretrizes de condução do CFF nos últimos anos. “O que tenho a dizer a vocês para os próximos dois anos é que manteremos a mesma disposição de luta pelas causas da profissão, a exemplo do que temos feito diante de todos os desafios que temos enfrentado, e que são muitos”, disse o presidente reeleito, Walter da Silva Jorge João.

 

A nova diretoria do Conselho Federal de Farmácia

Em seu discurso, Walter da Silva Jorge João, destacou que a sua história de luta pela Farmácia, mas fez questão de frisar que as conquistas da profissão nos últimos anos não são obra de uma única pessoa, do presidente do conselho. São conquistas de um grupo consolidado, que encontra grande apoio dos colaboradores do conselho. “Tenho de agradecer muito a Deus por ter colocado na minha trajetória todas essas pessoas”, comentou ele, lembrando dos grandes embates que será necessário enfrentar nos dois próximos anos. “São muitos projetos de lei e muitas ações, no Congresso Nacional, na Justiça, todas remando contra a profissão. Temos de ter cuidado e vigilância.

O resultado, de 26 votos favoráveis e um único voto nulo, para o presidente eleito, amplia a já enorme responsabilidade no exercício dos cargos, responsabilidade essa que, ele ressaltou, precisa ser dividida com cada um dos 27 integrantes do Plenário do CFF. Será essencial para ampliarmos conquistas dos últimos anos, marcados por, entre outros avanços, a consolidação do serviço de vacinas em farmácias, a aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs), a aprovação dos códigos da CNAE para o consultório e os serviços farmacêuticos, a posição contundente contra o ensino a distância na graduação (EaD) e a capacitação de milhares de farmacêuticos por meio dos Cursos Cuidado Farmacêutico, Prescrever, Serviços de Vacinação por Farmacêuticos e Testes Rápidos.

A luta em defesa da profissão será árdua e para o início do ano, está prevista a convocação de reunião do Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, entidade que fez história ao coordenar o movimento que resultou na aprovação da Lei nº 13.021/14, responsável por reclassificar as farmácias como estabelecimentos de saúde. “Temos como prioridade, os projetos de lei que instituem o piso salarial nacional para o farmacêutico, pois o CFF está em campanha permanente pelos direitos do farmacêutico a uma remuneração justa, jornada e condições adequadas de trabalho e respeito à sua autoridade técnica”, comentou o presidente.

A vice-presidente Lenira da Silva Costa, reeleita pelo Rio Grande do Norte, disse estar feliz com a recondução ao cargo de vice-presidente. “Esperamos poder continuar contribuindo para o crescimento da profissão. Para nós é uma honra representar a categoria frente ao conselho.” O diretor-tesoureiro João Samuel Meira agradeceu aos conselheiros federais que o elegeram pela confiança em seu trabalho e aproveitou para desejar um feliz natal a todos. “Um grande abraço, um ano novo de sucesso e muita disposição para avançarmos ainda mais na profissão”.

Conselheiros Federais

Na mesma plenária, antes da eleição, foram diplomados os conselheiros federais de Farmácia efetivos e suplentes eleitos para os quadriênios 2022/2025 e 2023/2026 (veja lista abaixo). Aos conselheiros federais de Farmácia Romeu Neto (AC), Marcelo Rosa (MA), Forland Oliveira (DF) e Erlandson Uchôa, que encerraram seus mandatos, foram entregues certificados por relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica.

Tomada de Contas

Para a Comissão de Tomada de Contas foram eleitos:

Titulares
Monica Meira (AL)
José Ricardo Amadio (MT)
Adonis Motta Cavalcante (RR)

Suplentes
Gedayas Medeiros Pedro (ES)
Maria de Fátima Aragão (SE)
Jardel Teixeira Moura (RO)

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480