Notícias

Piauí presente no Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas

24 de novembro de 2016

Com o tema “Cuidado Farmacêutico: Direito da Sociedade, Dever do Farmacêutico”, começou nesta quarta-feira, 23, em Belém (PA), o 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Na programação do evento, minicursos, palestras e mesas-redondas, simultaneamente em seis auditórios do Hotel Sagres. Uma comitiva do Conselho Regional de Farmácia do Piauí está presente, formada pelo vice-presidente, Raulino Firmino, pela diretora Patrícia Lopes, por um representado da Comissão de Farmácia e Dispensação, Ícaro Tyego, e pelo conselheiro federal, Osvaldo Bonfim. Farmacêuticos piauienses também participam do congresso.

A abertura oficial aconteceu no início da noite, às 17h, com as boas-vindas do coordenador geral do evento, Eduardo Arruda, seguida da palestra máster, com o tema “Consultório Farmacêutico: Realidade e Perspectivas”, ministrada pelo presidente de honra do congresso e presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, e pelo farmacêutico, professor e consultor, Cassyano Correr.

Os palestrantes apresentaram as prerrogativas legais para viabilidade e implantação do consultório farmacêutico e da prescrição farmacêutica, de forma legítima. Destacaram ainda, os desafios que os farmacêuticos e empreendedores enfrentam, mesmo com a concretização tão iminente desse novo cenário. Após a palestra, foi realizada a abertura solene, seguida de apresentação cultural e coquetel.

 

 

ROAD SHOW CARE CENTER

Voltado para profissionais das redes de farmácias e drogarias associadas a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), aconteceu durante o primeiro dia de atividades do 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas, mais uma edição do Road Show Care Center. O evento faz parte do programa de implantação e qualificação de serviços farmacêuticos, “Projeto Assistência Farmacêutica Avançada”, voltado para os profissionais das redes associadas a Abrafarma.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, participou da abertura e lembrou que ao assumir a gestão do CFF, encontrou um grande abismo separando o farmacêutico do empresariado. “Assumimos com a disposição de construir pontes para fortalecer esse binômio, em favor da saúde da população. E os resultados do trabalho que nos propusemos a realizar têm aparecido rapidamente, graças à sinceridade que permeia a relação das lideranças dos diferentes segmentos envolvidos na busca desse objetivo”, comentou.

Walter Jorge citou como desdobramento positivo da relação madura e respeitosa entre a profissão e o comércio farmacêutico, a elaboração da proposta de revisão da RDC/Anvisa nº 44/2009, que dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas. De acordo com Walter Jorge João, a proposta, entregue recentemente à agência, foi uma construção conjunta, com muita responsabilidade e equilíbrio. “A reedição da norma sanitária é absolutamente necessária, diante da grande evolução registrada pela profissão nos últimos cinco anos”, disse o presidente do CFF, que parabenizou a Abrafarma pelo projeto ousado de resgate da atuação farmacêutica no cuidado com a saúde das pessoas. “O trabalho farmacêutico, pela sua importância e seu imenso valor, não pode e não deve ser subutilizado”, explica Walter.

Ao finalizar seu discurso, o presidente do CFF entregou aos diretores da Abrafarma, Deusmar Queirós e Sérgio Mena Barreto, e ao presidente do CRF-PA, Daniel Jackson Pinheiro Costa, exemplares do livro de apresentação do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (Profar) e primeiro de uma série de 9 guias de prática clínica que o Conselho vai lançar durante o congresso. Os livros estão sendo produzidos para apoiar os farmacêuticos que concluírem o curso EaD Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados, que o CFF disponibiliza por meio de uma plataforma on line.

O Road Show Care Center foi concebido para ser uma oficina de atualização na área de cuidados com a saúde. A programação percorreu seis capitais – Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belém – e atraiu cerca de 6 mil farmacêuticos, contemplando um circuito de habilidades clínicas, com formações em temas como composição corporal, cuidados dermatológicos, doenças imunizáveis, controle glicêmico, entre outros. Atualmente há 3 mil farmacêuticos inscritos nos cursos on line oferecidos pela entidade, que congrega 6 mil farmácias, das quais, 650 já contam com sala de serviços farmacêuticos em funcionamento. A meta é chegar a 3 mil em 2018.

Para se informar sobre o congresso, clique aqui.

img_8667

img_8669

img_8690

img_8694

img_8696

img_8703

img_8635

Fonte: Comunicação CRF-PI/CFF.

 

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480