Notícias

Pesquisa aponta que 15% dos testes rápidos em farmácias dão positivo no PI

16 de julho de 2020

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) avalia como positiva a realização dos testes rápidos de covid-19 nas farmácias, já que segundo pesquisa, no Piauí foram efetuados 995 exames entre os dias 28 de abril e 14 de junho e 15% deram positivos, de acordo com a Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), seguindo a média nacional. O presidente do Conselho, Luiz Júnior, enfatiza que o serviço é acessível e pode agilizar o diagnóstico precoce, ajudando no controle da pandemia.

Os dados revelam ainda, que a cada 100 testes realizados em farmácias para detectar o novo coronavírus no Brasil, 15 têm resultado positivo. Conforme a pesquisa, foram realizados 62.660 testes rápidos no país, para detecção de anticorpos contra o vírus. Desse total, 9.584 (15%) testaram positivo, enquanto para 53.076 pessoas (85%) o resultado foi negativo.

Luiz Júnior explica que o teste, cuja coleta se dá por meio de um furo na ponta do dedo, é um panorama sobre como o organismo está reagindo depois de ter contraído a covid-19. “O teste identifica a presença de anticorpos na amostra, mas ao procurar a farmácia, o paciente será orientado pelo farmacêutico se é o momento adequado para fazer o teste ou não, já que o indicado é que seja realizado após 7 dias a partir da suspeita do contágio ou 3 dias após os sintomas”, conta o farmacêutico.


Luiz Júnior, presidente do CRF-PI.

Outro aspecto positivo do serviço é a acessibilidade ao exame, já que segundo o presidente do CRF-PI, a avaliação feita em laboratório pode durar até 48 horas para emissão do resultado e do teste rápido sai em até 15 minutos. “O teste rápido está disponível de forma descomplicada nas farmácias, com um custo menor. Atualmente existem testes de ótima qualidade à disposição, por isso, a nossa recomendação que as pessoas não realizem em domicílio sem a presença de um profissional, para evitar falsos negativos”, informa Luiz.

O farmacêutico observa que o teste rápido também é favorável no sentido de identificar os casos assintomáticos, pois aponta se o paciente já possui os anticorpos. “Esse é um teste que mede a quantidade de anticorpos no organismo à covid-19, indicando se o paciente já teve contato com o vírus”, esclarece Júnior.

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480