Notícias

Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional

29 de setembro de 2017

Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado em todo o mundo no dia 25 de setembro, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) concedeu, na manhã desta sexta-feira (29/9), a Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional. Foram condecorados conselheiros federais de Farmácia de seis estados no grau de Grande Oficial e Luiz Roberto Liza Curi, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE, no grau de comendador. Na solenidade foi lançado o programa de TV produzido pelo CFF em parceria com o CRF-PR e o apoio dos demais CRFs. O programa está sendo exibido pelo Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – veja matéria abaixo – Para assistir no Canal Saúde CLIQUE AQUI. Para ver no Youtube, CLIQUE AQUI.

Durante o ato, realizado no segundo dia da 462ª Reunião Plenária Ordinária do órgão, em Brasília, o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, lembrou que os farmacêuticos têm muito a comemorar. “Há cinco anos, os farmacêuticos eram vistos como entregadores de caixinhas. Agora, eles têm, resgatada, sua autoridade técnica. Com a aprovação da Lei 13.021/14 está claro que hoje, no Brasil, que as farmácias são estabelecimentos de saúde”. Segundo Walter Jorge João, já são mais de 1,5 mil consultórios farmacêuticos no país, nos quais os profissionais atuam diretamente no cuidado à saúde das pessoas.

O presidente lembrou o esforço e o protagonismo do CFF no sentido de ampliar os campos de atuação dos farmacêuticos. “Já são 134 diferentes atividades farmacêuticas regulamentadas no Brasil. Esse esforço é necessário para garantir a empregabilidade para mais de 18 mil farmacêuticos graduados nas quase 600 faculdades de Farmácia existentes no país”. Walter Jorge João destacou também as iniciativas do CFF pela regulamentação da Lei 13.021/14 quanto à autorização de serviços de vacinação em farmácias. “O Brasil precisa e a sociedade quer”, discursou Walter Jorge João.

Ordem – O presidente do CFF destacou a importância de o CFF reconhecer o trabalho dos seis conselheiros federais de Farmácia homenageados com a Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional, honraria criada por meio da Resolução CFF nº 472/2008. Salientou também o merecimento do presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, apontado como grande aliado do CFF e da categoria na aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Farmácia. “Nossas DCNs se encontram na mesa do ministro da educação, para homologação e, indiscutivelmente, o Dr. Curi é uma das pessoas que mais se empenharam para isso”, agradeceu o presidente do CFF.

Luiz Roberto Liza Curi afirmou que as Diretrizes Curriculares são a expressão mais relevante do processo formativo e, talvez, a dimensão mais estratégica das políticas institucionais acadêmicas. “Cada escola deve se adaptar às diretrizes de acordo com seus processos de governança, garantindo o mínimo necessário para a formação adequada do profissional. A Farmácia buscou com bastante ênfase, permitir que as instituições pudessem ir além, inclusive recorrendo a práticas de pesquisa e extensão, como forma de conduzir essas disciplinas aos estudantes”.

Liza Curi destacou o cuidado e o zelo que o CNE, junto ao CFF e aos docentes de instituições de ensino superior, teve na condução do processo de revisão das diretrizes curriculares. “Foi uma experiência magnífica, e quero destacar a plena integração do conselho com as escolas, com a produção do conhecimento da área. Isso não é uma coisa muito comum de se ver. Geralmente os conselhos atuam no âmbito profissional. E o Governo Brasileiro precisa de instituições como o Conselho Federal de Farmácia para realizar essa ação estratégica”, elogiou.

Em nome dos conselheiros federais homenageados, o conselheiro federal pelo Estado de Minas Gerais, Gerson Antônio Pianetti, discursou utilizando-se da metáfora da palavra HARPA, para descrever por meio de cada sílaba, a emoção de receber a Medalha. Para ele, a honraria se traduz em Honra, Alegria, Responsabilidade, Parceria e Atuação, dedicando esta última a comentar a sua visão do Plenário do CFF nesses últimos anos e elogiar a condução do presidente do CFF.

“A nossa profissão, hoje, tem uma visibilidade impressionante. E essa visibilidade nos é dada aí fora pela conduta do nosso presidente. Nós tivemos a oportunidade de acompanha-lo na reunião da Federação Farmacêutica Internacional (FIP), em Seul, e vimos o quão a farmácia brasileira é respeitada porque o nosso presidente está à frente dela. E, neste caso, nós temos a certeza de que não tem ninguém mais importante do que o nosso líder para elevar a autoestima do farmacêutico”, discursou Pianetti.

Leia mais: Programa de TV será disponibilizado gratuitamente a emissoras interessadas

HOMENAGEADOS

Recebeu a Medalha do Mérito Farmacêutico Internacional no grau de Comendador:

Dr. Luiz Roberto Liza Curi – presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE

Receberam a Medalha do Mérito Farmacêutico Internacional no grau de Grande Oficial:

Dr. Alex Sandro Rodrigues Baiense – conselheiro federal de Farmácia – RJ
Dr. Bráulio César de Sousa – conselheiro federal de Farmácia – PE
Dra. Elena Lúcia Sales Sousa – conselheira federal de Farmácia – PI
Dr. Gerson Antônio Pianetti – conselheiro federal de Farmácia – MG
Dr. Luiz Cláudio Mapurunga da Frota – conselheiro federal de Farmácia – CE

Também recebeu a Medalha do Mérito Farmacêutico Internacional no grau de Grande Oficial, referente ao ano de 2015, quando esteve impossibilitado de receber:

Dr. José Ricardo Arnaut Amadio – conselheiro federal de Farmácia – MT

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480