Novembro verde convida a população a conhecer a homeopatia

16 de novembro de 2021

Novembro é um mês de muitas cores, um período para lembrar da prevenção de várias doenças. Mas é, também, a época de conscientização sobre uma prática que surgiu no mundo em 1796, por meio alemão Samuel Hahnemann: a homeopatia, cujo dia mundial é comemorado em 21/11.

Baseada na busca do reequilíbrio orgânico e na recuperação da saúde por meio da administração de doses reduzidas de fármacos, essa prática chegou ao Brasil pelas mãos de Benoit Jules Mure, conhecido como Bento Mure. E, desde 2014, um forte movimento que surgiu de um grupo de profissionais da Bahia, tem buscado a sua divulgação e valorização. “O Novembro Verde: Trate-se com a Homeopatia reúne, atualmente, todas as associações de representação nacional dos profissionais de saúde homeopatas (ABCDH, ABFH, AMHB, AMVHB)”, explica a coordenadora do GT de Práticas Integrativas do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Elaine Baptista.

O foco da campanha Novembro Verde é a ampliação da utilização da prática pelos sistemas de saúde, especialmente no âmbito do SUS. O slogan Trate-se com Homeopatia, convida a população brasileira a conhecer e buscar a prática. O movimento tem site na internet e um logo oficial que pode ser baixado e utilizado em peças de divulgação – para conhecer, visite o SITE.

Para divulgar a iniciativa, o Grupo de Trabalho sobre Práticas Integrativas e Complementares do CFF e a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH) promovem, no dia 24, em comemoração ao Dia Mundial da Homeopatia, a live Novembro Verde: Homeopatia na promoção da saúde integrativa. A transmissão será pelo canal do CFF no Youtube.

Sobre – A homeopatia é uma área de atuação dos farmacêuticos, regulamentada por meio da Resolução CFF nº 635/2016. “O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH) estimulam a atuação profissional na especialidade, que contribui para a qualidade de vida e bem-estar da população”, comenta Elaine Baptista, que é conselheira federal de Farmácia suplente pelo estado de Minas Gerais.

Aproximadamente 20 mil profissionais de saúde atuam com homeopatia no Brasil e se estima haver 10 milhões de usuários no país. Ofertada no sistema público de saúde desde os anos 1980, a Homeopatia foi oficialmente incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2006 (Portaria/MS nº 971/2006).

 

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480