Notícias

III Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador

08 de julho de 2015

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), realizou nos dias 06 e 07 de julho, o III Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária e a III Jornada Piauiense em Saúde do Trabalhador, no Diferencial Buffet, em Teresina-PI. A solenidade de abertura contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, do Secretário de Saúde, Francisco Costa, da Diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves e do diretor-conselheiro do CRF, Raulino Firmino, dentre outras autoridades.

Mais de 300 profissionais de saúde participam do evento, que reuniu técnicos de todo o Estado e ainda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O Encontro abrangeu assuntos com temáticas que devem promover uma ampla discussão e reflexão sobre assuntos relevantes à política e práticas de Vigilância Sanitária (VISA) e Saúde do Trabalhador, entre os profissionais da saúde e os representantes de campo de atuação a fins e a sociedade. A DIVISA pretende sensibilizar os profissionais de Vigilância Sanitária sobre a importância da adequação dos processos de trabalho e priorização das ações de inclusão social, e assim, fortalecer parcerias com entidades relevantes para desenvolvimento social e econômico dos municípios.

Em seu depoimento, o governador, Wellington Dias, comentou que um dos desafios do Estado do Piauí é aumentar a expectativa de vida da população e destacou a importância do Encontro. “O trabalho desenvolvido nesse evento tem a ver com o Piauí desenvolvido que todos nós queremos e lutamos, espero que aqui possamos amadurecer e planejar estratégias. Vamos investir em estruturas adequadas e recursos humanos qualificados para que juntos e juntos com a sociedade possamos trabalhar com toda força e efeito”, disse.

O Piauí está em fase de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Uma das principais ações do Programa é a obrigatoriedade da implantação de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) por estabelecimentos de saúde (hospitais, unidade básica de saúde, ambulatórios, entre outros).

O NSP será uma referência dentro de cada instituição na promoção de uma assistência segura e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas. Durante o Encontro, foram apresentadas algumas experiências de hospitais que já implantaram o Núcleo de Segurança do Paciente no Estado, a exemplo do Hospital Getúlio Vargas, que já tem o Programa em execução desde outubro de 2012. “A preocupação que existe hoje é com a saúde do paciente, estamos fortalecendo essas medidas para que os pacientes recebam os tratamentos da forma mais adequada”, destacou o Secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa.

 Na manhã do primeiro dia do evento,foram realizadas mesas redondas sobre desafios e tendências para a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Já no segundo momento, pela tarde, foram realizados outros debates com a temática Saúde do Trabalhador.

A Diretora de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, em seu discurso enfatizou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela VISA. “Estamos reunidos aqui, com o objetivo de cuidarmos da prevenção e promoção da saúde em todos os âmbitos da população piauiense, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Sabemos que a Vigilância Sanitária é a face mais antiga da Saúde Pública do Brasil, sendo uma política de regulação integrante do SUS, cujas atividades são utilizadas por toda população, independente de situação ou classe social. Salientamos que devemos sempre ter o compromisso de orientar a todos os seguimentos, tanto a população quanto o setor regulado, pois apesar de sermos reguladores devemos lembrar a nossa missão de apoiá-los para que haja mudança de comportamento”, finalizou.

Reunião Vigilância Sanitária

Na foto, o diretor-conselheiro do CRF, Raulino Firmino (o segundo, da direita para esquerda), com autoridades e convidados de honra do evento

 

Fonte: Cyntia Veras e Denise Nascimento (Divisa)
Edição: Ascom CRF-PI

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480