II CBCF é encerrado em Foz do Iguaçu, com 6,3 mil inscrições feitas e mais de 4 mil confirmadas

16 de novembro de 2022

O II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que começou na quinta-feira, 10/11, em Foz do Iguaçu (PR), foi encerrado no início da noite deste sábado, 12. A comissão organizadora apresentou, em vídeo, um balanço  do evento. Foram 6.300 inscrições feitas e 4.379 confirmadas, mais de 360 horas de aproveitamento, 260 palestrantes, 30 expositores, representantes de todos os estados brasileiros e de 11 países!

A segunda edição superou a primeira, de 2017, e termina com o anúncio do Congresso do CFF, que será realizado em 2023, na cidade de Natal. “O CBCF, que teve sua periodicidade interrompida pela pandemia, agora será intercalado com os congressos regionais. Os colegas de outras regiões, que não conseguiram estar presentes, merecem que nós levemos pelo menos parte do nosso congresso até eles”, discursou o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João.

Fechando os quatro dias de intensas atividades, foram premiados os cinco melhores trabalhos da Mostra Científica do congresso (veja abaixo). “A lista dos selecionados surpreendeu pelo desempenho dos participantes das regiões Norte e Nordeste, de onde vieram 12 dos 15 finalistas. As instituições de ensino estão de parabéns, em especial a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Seu Laboratório de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia Clínica (LABIC) recebeu menção honrosa do CFF pela produtividade dos acadêmicos. Vinte alunos submeteram trabalhos e relatos de experiência na mostra”, comenta o coordenador da Comissão Científica, Gerson Pianetti.

O presidente do CFF, que é também o presidente de honra do congresso, agradeceu aos farmacêuticos, estudantes de Farmácia, profissionais da saúde e convidados que aceitaram o desafio de se aventurarem nessa imersão de estudo e troca de experiências. “Agradeço também, a parceria dos patrocinadores e a nossa equipe, pela dedicação e  empenho, sem a qual não seria possível esse congresso incomparável”, disse, citando nominalmente vários colaboradores.

O esforço da equipe, que resultou em um congresso impecável, foi recompensada pela presença em massa dos participantes no ato solene. O presidente do CFF enalteceu a empolgação dos participantes, que lotaram o auditório. “Temos mais uma vez aqui, assim como na abertura, um mar de gente”, destacou, agradecido. O secretário-geral, Luiz Gustavo Pires estendeu os agradecimentos à Comissão Científica, que fez questão de trazer ao palco para receber o aplauso do público. Também estiveram presentes, a vice-presidente, Lenira da Silva Costa, e o tesoureiro, João Samuel Meira.

Carmen Peña, presidente de honra da Federação Farmacêutica Internacional (FIP), representou o atual presidente da entidade, Dominique Jordan no congresso, e participou também como palestrante. Ela elogiou a organização do evento, pela “rica e sólida programação.  “Aqui tenho a clara sensação de que a pandemia, se queria nos derrubar, nos tornou mais fortes. O Brasil se firma como referência em Farmácia não só para seu continente, mas para todos países de língua portuguesa, e o Conselho Federal da Farmácia é o condutor de todo esse processo. O CFF é exemplo para o mundo e tem o respeito da FIP”, declarou. Carmen Peña é uma referência para a Farmácia, especialmente no Brasil, onde a maioria da categoria (70%) é formada por mulheres. Em toda a história da entidade, ela foi a única mulher a comandar federação, que congrega 150 países, onde atuam 4 milhões de farmacêuticos.

Mateus Fernandes, presidente da Associação dos Farmacêuticos de Países de Língua Portuguesa (AFPLP) também não economizou elogios ao II CBCF. “O Brasil tem sido fundamental para o reconhecimento da profissão farmacêutica nos países de língua portuguesa, por meio da realização de congressos  para a capacitação dos profissionais para o cuidado à saúde das pessoas.”

Ocorreram simultaneamente ao II CBCF, o III Congresso Brasileiro de Farmácia Estética, o Simpósio Brasileiro sobre Clínicas e Consultórios Farmacêuticos, o Encontro Brasileiro de Farmacêuticos em Serviços de Vacinação, o Encontro Brasileiro de Farmacêuticos da Indústria e Varejo, o Seminário Farmacêutico de Medicina Tradicional Chinesa e a Conferência Nacional de Análises Clínicas CFF/SBAC.

Fonte: Comunicação CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480