Notícias

Dia Internacional do Farmacêutico: profissionais foram decisivos no enfretamento da pandemia

24 de setembro de 2020

A Covid-19 impôs um dos maiores desafios à saúde pública do planeta nos últimos tempos. O novo coronavírus espalhou, além da doença, a insegurança, a desinformação e o medo. Mas desde o início da pandemia, uma categoria profissional está lado a lado da população, garantindo, em 135 diferentes áreas de atuação, prevenção, cuidado, suprimento de produtos para a saúde, diagnóstico e apoio ao tratamento, além de contribuir nas pesquisas da vacina e da cura. Esses profissionais da saúde são os farmacêuticos.

Para destacar sua importância e agradecê-los, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI), em conjunto com os demais conselhos de todo país deflagram nesta sexta-feira, 25 de setembro, mais uma campanha em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico.

O slogan desse ano é “Farmacêuticos são essenciais. E merecem nosso reconhecimento”. Durante os próximos quatro meses será mostrado, em reportagens divulgadas nos portais do CFF e CRF-PI, como os farmacêuticos contribuíram e estão contribuindo com a saúde nessa emergência de saúde pública. Exemplos que podem ter passado despercebidos, mas que espelham a dedicação e o empenho dessa categoria profissional, estão espalhados por todo o país.

Ao ser decretada a pandemia, quando a comunidade científica ainda buscava conhecer com maior profundidade as formas de contágio pelo novo coronavírus, e a sociedade se isolava em casa, os farmacêuticos das cerca de 90 mil farmácias brasileiras, se colocaram a postos para garantir o atendimento aos usuários de medicamentos.

O mesmo ocorreu com os farmacêuticos dos laboratórios de análises clínicas, que, por meio de resultados de exames, apoiam cerca de 70% das decisões clínicas. São dez mil laboratórios de análises clínicas de propriedade de farmacêuticos no Brasil. Assim como as farmácias, esses estabelecimentos nunca fecharam as portas.

Os farmacêuticos também têm atuado nos hospitais, colocando sua expertise a serviço dos pacientes e da segurança dos trabalhadores dessas unidades de saúde, assim como, contribuíram ainda no desenvolvimento de novas tecnologias para a assistência aos doentes de Covid-19.

No Piauí, duas experiências exitosas ganharam destaque. No Hospital Getúlio Vargas (HGV), que é referência na rede estadual de saúde para o tratamento de pacientes com covid, foi criada uma Farmácia de Dispensação de Medicamentos exclusiva para Covid-19, com farmacovigilância e acompanhamento farmacêutico especializado aos pacientes funcionando 24h. Em Floriano, o Hospital Regional Tibério Nunes implantou um sistema de distribuição de medicamentos, além da instalação da Farmácia Central, implementação do manual de normas e rotinas e dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), além da escrituração dos medicamentos sujeitos ao controle especial da portaria Nº 344/98. As medidas efetivadas otimizaram o fluxo e aperfeiçoaram o funcionamento do setor.

O presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, ressaltou a importância da data nesse momento em que o profissional farmacêutico é protagonista no enfrentamento à pandemia. “Atuando em diversas áreas e postos de trabalho, nós, farmacêuticos, procuramos contribuir de forma concreta e eficiente na assistência à população, especialmente nesse momento de temor generalizado, procurando resguardar as pessoas do uso irracional de medicamentos, assim como, orientando, acolhendo, consultando e direcionando os pacientes para um tratamento seguro e eficaz junto às unidades de saúde e hospitais. Parabéns à todos os nossos colegas farmacêuticos”, comenta Júnior.

 

Fonte: CFF/CRF-PI

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480