Notícias

Farmácia Magistral é tema de seminário para acadêmicos e farmacêuticos

18 de março de 2015

Gestão da Qualidade na Farmácia Magistral e Atividade Clínica do Farmacêutico na Farmácia Magistral são os temas dos dois minicursos oferecidos no III Seminário de Aprimoramento para Acadêmicos e Profissionais Farmacêuticos, que acontece dia 28 de março, das 08h às 18h, no Auditório do SEBRAE-PI, na Av. Campos Sales.

O número de farmácias magistrais no Brasil tem aumentado nos últimos anos e um dos motivos para o aquecimento desse mercado é a relação com a vantagem de que a terapêutica personalizada permite a adequação de doses, associação de fármacos e escolha da forma farmacêutica mais adequada ao paciente. Além disso, é possível preparar medicamentos órfãos, inclusive aqueles retirados do mercado pela indústria farmacêutica por razões econômicas ou outras, viabilizando também outros usos para medicamentos tradicionais.

Apesar das vantagens do medicamento manipulado, a farmácia magistral encontra alguns obstáculos à sua consolidação e estabilidade no mercado. O maior destes obstáculos é a perda da credibilidade junto à classe médica, órgãos sanitários e sociedade decorrente de desvios na qualidade de alguns medicamentos manipulados. Parte deste descrédito está relacionado com a suposição de que o medicamento magistral não seguiria os mesmos critérios rígidos de controle de qualidade do medicamento industrializado e dessa forma não teria a mesma eficácia e segurança deste. O fato é que a qualidade é um atributo básico e essencial para garantir a eficácia e segurança de qualquer medicamento, seja ele magistral ou industrializado.

Os minicursos serão ministrados pelo paulista Ivan da Gama Teixeira, especialista em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia e membro da ABFH (Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas) e da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais).

As inscrições estão abertas para estudantes de Farmácia e profissionais farmacêuticos e podem ser feitas através das acadêmicas Raissa Rocha (86-9852.4242), Stephanya Carvalho (86-9937.7513) e Erika Pinheiro (86-8150.0910) ou no dia e local do evento. Todos os participantes receberão certificado de 10 horas.

Seminario de Aprimoramento

Fonte: Ascom CRF-PI

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480