Farmacêuticos se mobilizam por valorização profissional

16 de maio de 2014

Farmacêuticos continuam na luta pela valorização profissional

Depois de uma das maiores mobilizações da Farmácia brasileira, que parou a Esplanada dos Ministérios esta semana, em Brasília, o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica permanece presente na Câmara dos Deputados. O objetivo é continuar buscando a sensibilização dos parlamentares pela votação do substitutivo do deputado Ivan Valente ao PL nº 4385/1994, da ex-senadora Marluce Pinto.

Integrantes do Fórum estão se revezando na Câmara para garantir que, finalmente, seja aprovada a subemenda aglutinativa proposta pela categoria com o objetivo de atualizar o substitutivo do deputado federal Ivan Valente, que foi apresentado em 1997 e o PL nº 4385/1994 está em tramitação há 20 anos.

A matéria, que transforma farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde e torna obrigatória, nas mesmas, a presença do farmacêutico como responsável técnico, seria apreciada em plenário na quarta-feira, dia 14 de maio. Mas a pauta foi travada por medidas provisórias e a votação acabou não ocorrendo.

Composto pelo CFF, Fenafar, Feifar, Abef e Enefar, o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica não vai desistir da luta em defesa da saúde pública brasileira e do direito de cada cidadão brasileiro aos cuidados farmacêuticos. Nesta quinta-feira, dia 15 de maio, no Anexo IV, da Câmara dos Deputados, as Diretorias do CFF e das demais entidades que integram o Fórum, dirigentes de Conselhos Regionais e de Sindicatos de Farmácia e representantes de estudantes de Farmácia participaram de um café da manhã com os deputados federais. Na oportunidade, reiteraram a reivindicação de que os parlamentares votem pela causa dos farmacêuticos, que não representa um anseio da categoria, mas de toda a sociedade.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí, Ítalo Rodrigues, esteve em Brasília participando da mobilização, juntamente com o tesoureiro do CRF-PI, Raulino Firmino. “Nós temos que estar em alerta para votação dessa pauta e de outras que atingem diretamente os farmacêuticos. Esse projeto de lei vai valorizar a nossa classe e é uma vitória na luta pela valorização profissional dos profissionais de Farmácia”, ressalta Rodrigues.

CRF - BSB (1)

CRF - BSB (2)

CRF - BSB (3)

CRF - BSB (4)

CRF - BSB (5)

CRF - BSB (6)

CRF - BSB (7)

CRF - BSB (8)

 

Ascom CRF-PI (com informações do CFF)

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480