Farmacêuticos relatam aumento no recebimento de receitas ilegíveis

19 de março de 2024
Image description

Um assunto recorrente nas redes do Conselho Federal de Farmácia (CFF) são relatos de profissionais que atuam nas farmácias e se deparam com receituários escritos com letra ilegível. O CFF já atua de forma contundente na luta contra esse problema, mas tem registrado um aumento de queixas nos últimos meses. Em 2019, o Conselho constatou que 72% das receitas médicas analisadas apresentavam algum grau de ilegibilidade.

Reconhecendo o impacto na segurança do paciente e na qualidade da assistência à saúde, o farmacêutico, como um profissional de saúde especializado em medicamentos, é fundamental para garantir a dispensação do medicamento correto. E uma receita ilegível pode acarretar em uma dispensação errônea do medicamento, levando à entrega de um produto que não é o adequado para o tratamento do paciente.

E é nesse contexto que o farmacêutico assume um papel crucial na segurança do paciente. O profissional deve analisar a prescrição e identificar possíveis erros ou incoerências, como caligrafia ilegível, dosagem inadequada, contraindicações para o paciente e interações medicamentosas. Além disso, é importante orientar o paciente sobre a posologia correta do medicamento, os possíveis efeitos colaterais e as medidas a serem tomadas em caso de dúvidas. E, por fim, caso ainda persista a dúvida, deve promover a interação com o médico ou ele mesmo entrar em contato com o prescritor para confirmar a prescrição.

Outras consequências de uma leitura ou interpretação incorreta de receita com algum grau de ilegibilidade são: a dispensação de dosagem incorreta, comprometendo a efetividade do tratamento ou gerando efeitos colaterais graves; atraso no tratamento, especialmente em casos de urgência ou emergência e interações medicamentosas, o que pode dificultar a identificação de possíveis interações com outros medicamentos, colocando o paciente em risco.

Dados alarmantes

Em 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu 1.234 notificações de eventos adversos relacionados à ilegibilidade de receitas médicas. Entre esses eventos, 147 resultaram em óbitos.

O farmacêutico pode notificar a Anvisa sobre o recebimento de receita médica ilegível. A notificação pode ser feita através do Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (SIVISA), disponível no site da Anvisa. A notificação à Anvisa contribui para a fiscalização e das receitas ilegíveis, além de fortalecer a segurança do paciente. Ao garantir a legibilidade das receitas e o acesso à orientação farmacêutica qualificada, é possível contribuir para a segurança do paciente e a qualidade da assistência à saúde.

A ilegibilidade de receitas médicas é um problema sério de saúde pública que precisa ser combatido com medidas urgentes e eficazes. A união de esforços entre médicos, farmacêuticos, autoridades sanitárias e pacientes é essencial para garantir a segurança e a qualidade da assistência à saúde.

 

Fonte: Comunicação CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480