Notícias

Farmacêuticos estão autorizados a aplicar vacina contra Covid-19

13 de maio de 2021

No último dia 04 de maio foi publicada a Resolução nº 704, de 30 de abril de 2021, que dispõe sobre a aplicação de vacina contra a Covid-19 pelo farmacêutico, em campanhas ofertadas por instituições tanto do setor público quanto do privado, enquanto perdurar a pandemia da Covid-19. O profissional já é regulamentado a aplicar injetáveis e outras vacinas.

A publicação veio de encontro a capacitação em aplicação de vacinas e injetáveis que o Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) vem realizando com os profissionais desde 2019. De lá pra cá, já foram qualificados mais de 500 farmacêuticos em todo o estado.

Farmacêutico aplicando vacina contra H1N1 em Teresina.

O curso de vacinas e injetáveis é obrigatório para que o profissional faça a aplicação de imunizantes, incluindo as vacinas contra a Covid-19. “Esta era uma capacitação já oferecida pelo CRF, mas que devido a pandemia, se tornou ainda mais necessária, já que os farmacêuticos devidamente inscritos no CRF, e habilitados em aplicação de injetáveis, estão autorizados a participar da campanhas de vacinação contra a Covid-19”, explica Luiz Júnior, presidente do CRF-PI.

Nas últimas duas semanas, o Conselho de Farmácia realizou quatro turmas da qualificação, sendo duas em Teresina e mais duas, em Parnaíba e Altos. Durante a prática dos treinamentos, os participantes aplicaram vacinação gratuita em locais públicos, contra H1N1, sarampo (tríplice viral) e hepatite B.

Abertura do Curso de Vacinas/Injetáveis em Altos.

“Em parceria com a Universidade Federal do Ceará, que certifica o curso, e com algumas prefeituras do interior, já habilitamos profissionais em todas as cidades polos do estado e vamos continuar a agenda dos treinamentos durante todo o ano de 2021”, destaca Luiz.

Curso de Vacinas em Teresina, com prática no Shopping da Cidade.

 

Curso de Vacinas/Injetáveis em Altos-PI.

 

Curso de Vacinas/Injetáveis em Altos-PI.

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480