Notícias

DIA DO FARMACÊUTICO: ORGULHO E VALORIZAÇÃO

20 de janeiro de 2023

O Dia Nacional do Farmacêutico (20 de janeiro) foi escolhido em alusão à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), no ano de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria no país. De lá para cá, a profissão ganhou cada vez mais relevância e evoluiu em vários aspectos. Hoje, os farmacêuticos estão presentes em 113 áreas, divididas em 10 linhas de atuação.

Eles estão presentes nas farmácias comunitárias e hospitalares, dispensando medicamentos, orientando sobre o uso racional e realizando atendimentos de serviços em saúde. Também atuam nos consultórios farmacêuticos, promovendo atendimento de qualidade, orientando e prescrevendo medicamentos isentos de receita. Estão nos laboratórios de análises clínicas, realizando procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas, além de interpretar, gerenciar e assinar laudos e pareceres.

Na indústria, os farmacêuticos estão aptos a realizar atividades industriais e gerenciar o correto cumprimento de normas e instruções diretas que são emitidas pela Vigilância Sanitária e pelos conselhos Federal e Regional de Farmácia. Na pesquisa, eles analisam e acompanham os testes para lançamento de novos produtos, novos fornecedores de matérias-primas para a indústria farmacêutica, realizam alterações farmacotécnicas em formulações já comercializadas, com o intuito de obter melhores perfis de liberação, dentre outras atividades.

O profissional farmacêutico está também na estética, em que se torna especialista para utilizar recursos terapêuticos e realizar procedimentos com o intuito de aumentar a saúde e o bem-estar de pacientes. Nessa área está incluída a ozonioterapia, que é capaz de tratar celulite, gordura localizada, estrias, queda capilar, rejuvenescimento, e possui propriedades entorpecentes que funcionam como anti-inflamatório e ajudam a fortalecer o sistema imune, melhorando a sua oxigenação.

“Essa data é importante para nos lembrar da relevância da nossa profissão em várias áreas na sociedade. Hoje o farmacêutico não está presente apenas no balcão da farmácia, mas ele pode atuar em ramos da pesquisa, da consulta farmacêutica, da estética, dentre outros. Valorizar essa profissão é valorizar a saúde e o bem-estar das pessoas”, afirma o presidente do CRF-PI, Luiz Junior Oliveira.

Em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico, o CRF realiza uma live no instagram (@crfpi), às 19h deste dia 20/01, com as farmacêuticas e conselheiras regionais Maria Mendes e Jordanna Di Paula.

Fonte: Comunicação CRF-PI

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480