Notícias

DIA DO FARMACÊUTICO | Atuando em diversas áreas, o profissional tem sido cada vez mais valorizado

26 de setembro de 2022

No dia 25 de setembro é comemorado o dia internacional do Farmacêutico. Atuando em mais de 138 áreas da Farmácia, esse profissional trabalha para proteger e recuperar a saúde de todos, nas farmácias, hospitais, análises clínicas, toxicologia, indústrias, educação, gestão, práticas integrativas e complementares, saúde pública, dentre outros cenários.

 

O profissional especializado pode encontrar várias oportunidades depois de formado, em áreas promissoras como: Farmácia clínica, em farmácias e drogarias; Educação médica, que trabalha com a comunidade médica e explica como certos medicamentos complexos devem ser usados; Farmácia nuclear, responsável pelo manuseio de radiofármacos; Farmácia oncológica, responsável por apoiar a administração de medicamentos para tratamentos contra o câncer; Farmácia magistral, responsável pela transformação dos produtos fabricados nas próprias farmácias; Farmácia criminal, que atuará em crimes para solucionar casos policiais através de testes de laboratório; Farmácia hospitalar, que trabalha em clínicas e hospitais e monitora o desenvolvimento de pacientes em tratamento com medicamentos; Farmácia veterinária, área que pesquisa e fabrica prescrições e medicamentos para uso em animais.

 

A atuação do farmacêutico tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade. No Piauí, essa valorização se deu principalmente pela aprovação do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que regula a assistência farmacêutica em todo o estado. Além disso, há o piso salarial do farmacêutico em âmbito estadual, que é regulado pela Lei Estadual n.º 7.347/2020.

 

“O CRF-PI tem trabalhado incansavelmente para que o profissional seja valorizado em todos os diversos âmbitos de atuação. Seja por meio da fiscalização, do TAC e do piso salarial, vemos que cada vez mais o farmacêutico encontra o seu lugar na sociedade e na promoção da saúde para a população”, afirma o presidente do CRF-PI, Luiz Junior Oliveira.

 

Fonte: Comunicação CRF-PI

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480