Notícias

FARMACÊUTICOS SÃO TREINADOS PARA DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA COVID-19

14 de junho de 2021

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) está capacitando os farmacêuticos de todas as regiões do estado com os cursos de Diagnóstico Laboratorial da Covid-19, Aplicação de Vacinas/Injetáveis e Primeiros Socorros, sendo que, neste fim de semana, qualificou profissionais das cidades de Floriano e Piripiri.

 

O presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, explica que os farmacêuticos já são regulamentados para executar estes serviços, mas que durante a pandemia os exames para “Diagnóstico Laboratorial da Covid-19” se tornaram essenciais para os que atuam na área de análises clínicas. “Estamos qualificando os colegas de todas as regiões do estado, descentralizando a oferta de cursos da capital, tendo em vista que toda a classe precisa estar preparada para prestar uma assistência farmacêutica eficiente nas mais diversas áreas, incluindo as análises clínicas”, destaca.

 

Segundo Luiz, desde 2019 o Conselho vem promovendo os cursos de aplicação de vacinas e injetáveis, mas expandiu para outros treinamentos, como Diagnóstico Laboratorial da Covid-19, por conta da necessidade da categoria. “Já capacitamos quase 500 profissionais em todas as regiões do estado para aplicar vacinas e injetáveis, gratuitamente, que agora também estarão aptos a prestar primeiros socorros e realizar exames para diagnóstico laboratorial da Covid-19, se necessário”, conta o gestor.

Ministrado pelos palestrantes Me. José Felipe e Me. Dênis Rômulo, o curso ensina a biologia do Coronavírus, biologia do SARS-COV-2, diagnóstico laboratorial molecular, diagnóstico laboratorial sorológico e casos clínicos.

Primeiros Socorros

Outro curso que está sendo oferecido pelo órgão é o de Primeiros Socorros, ministrado pelo Dr. Jackson Lima, que agora em junho já qualificou profissionais em Teresina e Floriano, e nas próximas semanas deve ser oferecido nas cidades de São Raimundo Nonato, Picos e Parnaíba. “Desde que os decretos estaduais autorizaram o retorno das aulas presenciais colocamos em prática nossa agenda de capacitações, que deve seguir intensamente em todas as regiões”, informa Luiz Júnior.

Nas estações práticas são realizadas simulações de atendimento em manequins de treinamento, com demonstração das técnicas mais atualizadas e necessárias para o treinamento de vítimas em situações de urgência e emergência.

 

 

Aplicação de Vacinas e Injetáveis

O curso de vacinas e injetáveis é obrigatório para que o profissional faça a aplicação de imunizantes, incluindo as vacinas contra a Covid-19. “Esta era uma capacitação já oferecida pelo CRF, mas que devido à pandemia se tornou ainda mais necessária, já que os farmacêuticos devidamente inscritos no CRF e habilitados em aplicação de injetáveis estão autorizados a participar das campanhas de vacinação contra a Covid-19”, ressalta o gestor do CRF.

Nas últimas semanas, o Conselho de Farmácia realizou quatro turmas da qualificação, sendo duas em Teresina e mais duas em Parnaíba e Altos. Durante a prática dos treinamentos, os participantes aplicam vacinação gratuita em locais públicos, contra H1N1, sarampo (tríplice viral) e hepatite B.

Doações

Todos os cursos realizados pelo CRF-PI são gratuitos, mas exigem doações de 4 kg de alimentos para serem doados para entidades e comunidades carentes dos municípios onde são realizados.

 

Fonte: CRF-PI (David Carvalho)

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480