Notícias

CRF-PI alerta sobre automedicação e descarte inadequado de medicamentos

05 de maio de 2016

Dia 5 de maio é celebrado em todo Brasil o “Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos”. No Piauí, o Conselho Regional de Farmácia promove campanha informativa sobre os riscos da automedicação, destacando a importância de consultar o farmacêutico.

Os medicamentos são a principal causa de intoxicações no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Para diminuir esses números, o Conselho Federal de Farmácia em parceria com os conselhos regionais estão pontuando a data – 05 de maio – para alertar a sociedade dos riscos de se automedicar. Entre os principais perigos de tomar remédios sem orientação, estão: retardar o diagnóstico de uma doença grave, causar intoxicações, alergias e interações medicamentosas, tornar os resultados menos eficazes e levar a efeitos colaterais indesejados, além de provocar gastos desnecessários, com prejuízos para saúde do paciente.
O presidente do CRF-PI, Ítalo Rodrigues, explica que outros pontos importantes também estão sendo abordados, como o cuidado ao comprar, observando a data de validade e armazenamento adequado. Ele enfatiza o fato de somente farmácias estarem habilitadas a vender medicamentos. “Feiras livres, mercadinhos e ambulantes são proibidos de vender. Mesmo no balcão da farmácia, exija sempre a presença do profissional farmacêutico”.
A campanha também ressalta que as pessoas devem evitar acumular medicamentos em casa, mantê-los nas embalagens originais e descartá-los de forma adequada. Ítalo Rodrigues fala que farmácias, postos de saúde e hospitais devem dispor de coletores. “Nunca jogue remédios vencidos ou sobras no lixo, pia ou vaso sanitário. Eles contaminam o solo, água e podem voltar para você através dos alimentos, poluição e até chuva tóxica”, reforça.
Descarte 1
A campanha é feita através de folders informativos, spots de rádios, informe na TV aberta e redes sociais.
Fonte: Comunicação CRF-PI
Imagem: CFF
PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480