Notícias

CRF alinha parceria com MPPI e realiza reuniões no Interior

22 de dezembro de 2020

Por conta das medidas de segurança no combate a pandemia da Covid-19, os cursos e ações do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) para 2020 tiveram que ser cancelados ou remarcados para o próximo ano, mas o órgão realizou algumas reuniões pontuais em cidades do interior, seguindo o plano de reabertura de atividades dos órgãos estaduais e municipais, e fechou parcerias com entidades para ações conjuntas.

O presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, explica que o Conselho promoveu os encontros nas cidades de Uruçuí, Barras, Altos e Valença para tratar de pautas como, prestação de contas de 2020 e apresentação do plano de trabalho para 2021, a aplicabilidade do TAC da assistência farmacêutica no estado, Lei do piso salarial, o novo sistema CRF em casa, além de discutir como está o enfrentamento da pandemia em cada região, tendo em vista que os farmacêuticos estão na linha de frente.

“Como este ano não pudemos cumprir o nosso plano de trabalho e reuniões que sempre realizamos a fim de discutir as demandas locais de cada região, tivemos que pontuar algumas visitas presenciais, já que no Interior o acesso à informação de forma virtual, através de emails ou redes sociais, não é tão efetivo, daí a necessidade dos encontros”, destaca Luiz.

O presidente do CRF conta que mesmo durante o isolamento, o CRF continuou articulando parcerias com outros órgãos como o Ministério Público do Piauí (MPPI), para realização conjunta de fiscalizações. “Em reunião com a procuradora geral do MPPI, Carmelina Maria Mendes de Moura, e com o promotor Nivaldo Ribeiro, ficou acertado uma parceria para 2021 através de um termo de cooperação entre os órgãos para realizar fiscalizações conjuntas em estabelecimentos irregulares da capital, bem como, contribuições para exigir a presença de profissionais farmacêuticos nos CAPs”, informa o presidente.

Na área de treinamentos, o Conselho também realizou duas turmas do curso de vacinas e injetáveis em Teresina no início de dezembro, já que os farmacêuticos são profissionais que podem trabalhar no plano de imunização contra a pandemia da Covid-19. “Em 2019, capacitamos mais de 380 profissionais e agora realizamos mais duas turmas, tornando aptos muitos profissionais que poderão atuar na vacinação contra o coronavírus, mas sobretudo, atender os pacientes nas farmácias para aplicação de injetáveis para os diversos tipos de patologias”, avalia Júnior.

Fonte: Ascom CRF-PI

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480