Conselhos de Farmácia iniciam Reunião Geral com boa notícia para a categoria

03 de maio de 2021

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza de hoje até sexta-feira, 28 a 30/04, das 9h às 19h, a 66ª Reunião Geral dos conselhos Federal e regionais de Farmácia (CFF/CRFs) e a sua 503ª Reunião Plenária Ordinária. A reunião geral, que será realizada nos dois primeiros dias, começou com uma boa notícia para a categoria, a exposição pelo deputado federal André Abdon, sobre o projeto de lei que institui o piso salarial de R$6,5 mil para os farmacêuticos da rede privada de todo o país. O PL é fruto de uma articulação do CFF, que estuda, também, estratégias para melhoria salarial para os profissionais que atuam no serviço público, por meio da implantação da carreira de estado que beneficie todas as instâncias do SUS (união, estados e municípios).

O deputado federal André Abdon pediu o apoio de todo o Plenário e da categoria na luta pela aprovação do PL. Ele, que se definiu como um “ajudador” do projeto, agradeceu a oportunidade e salientou a importância da matéria. “Será uma oportunidade para que seja verdadeiramente valorizada uma das mais importantes classes da saúde pública do nosso país”, comentou. 

O também deputado federal Jory Oeiras, que acompanhou André Abdon na visita ao CFF. Ele, que é integrante da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, manifestou o seu apoio ao projeto. “Tenho certeza que, com o apoio do deputado Abdon, que já está em seu segundo mandato, e com a força dessa categoria tão importante para a saúde, teremos condições reais de aprovação desse PL que dará condições mais dignas para os farmacêuticos desse país!”

Carlos André Oeiras Sena, conselheiro federal pelo estado do Amapá, mesmo estado dos deputados, ressaltou que o PL foi elaborado a partir de uma da demanda da categoria farmacêutica brasileira, do Plenário, em especial do conselheiro federal do estado do Paraná, Gustavo Pires, e da Assessoria Parlamentar do CFF. Ele colocou como diferencial nessa iniciativa o fato de o texto final da matéria ter sido construído a partir das experiências anteriores, de vários projetos com o mesmo teor e que acabaram arquivados. “Dessa forma, temos um texto mais direto e assertivo”, salientou. 

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge, destacou que a iniciativa é muito bem-vinda. “É um sonho da nossa categoria há anos! Não é mais possível os farmacêuticos, que estão na linha de frente do combate à pandemia, que cursam cinco anos de faculdade, com um currículo que exige quatro mil horas para sua formação, e um cenário de prática extraordinário, e que prestam uma contribuição tão importante à saúde, continuem recebendo salários aviltantes de 1,5 mil por mês, 2,5 mil por mês.” Walter Jorge João agradeceu pela iniciativa e anunciou que será constituída uma frente de luta em defesa do PL. 

Realizada todos os anos por determinação regimental, a Reunião Geral não ocorreu em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Para assegurar o cumprimento do regimento, esta será uma reunião bianual, com participação dos representantes dos regionais de forma virtual. Apenas os conselheiros federais se encontram reunidos presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, no auditório da sede, em Brasília. Durante dois dias eles debaterão 40 pontos de pauta, entre os quais, o registro de diplomas de egressos dos cursos de graduação, frente ao desafio da formação a distância.

Autor: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480