Notícias

Conselho propõe assistência farmacêutica plena nos CAPS e PMT confirma concurso

28 de outubro de 2020

A diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) se reuniu com o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Manoel Moura, na última semana, dia 22, para apresentar um projeto de implementação de assistência farmacêutica plena nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, que atualmente não dispõe da presença de farmacêuticos durante todo os horários de funcionamento.

Atualmente, Teresina mantém 7 CAPS distribuídos em todas as zonas da capital funcionando de 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, oferecendo tratamento para pessoas com sofrimento psíquico, sendo um serviço de assistência extra-hospitalar, substitutivo ao modelo asilar, que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.

O presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, explica que pelo fato dos Centros dispensarem medicamentos, há necessidade da presença do farmacêutico em todo horário de funcionamento para que ele possa orientar os pacientes e oferecer mais segurança no uso dos medicamentos. “Os CAPS são dispensários de psicotrópicos e por isso, propomos a implementação da assistência plena, para que tenhamos uma terapia mais segura e eficiente”.

Para Luiz, as unidades de atenção psicossocial exigem um profissional farmacêutico dispensando os medicamentos, pois se tratam de fármacos sujeitos a controle especial. “São medicamentos compostos por substâncias com ação no sistema nervoso central, que podem causar complicações se ingeridos de forma irracional, como dependência física ou química, daí o cuidado maior na assistência”, destaca.

A diretoria do Conselho ouviu do presidente da FMS, Manoel Moura, que a Prefeitura de Teresina já está elaborando um edital para realização de concurso público para 2021, com vagas para farmacêuticos, para atendimento nos CAPS. “Atualmente temos farmacêuticos em 4 dos 7 CAPS, mas vamos reorganizar o modelo de funcionamentos dessas unidades, centralizando a dispensação por região e em horários específicos, para que assim, possam ter a assistência farmacêutica”, conta Moura.

O presidente da FMS se dispôs a contar com a participação do Conselho Regional de Farmácia na elaboração do edital para o concurso e que a Prefeitura já está realizando um levantamento de quantitativo para as vagas disponibilizadas.

Em contrapartida, Luiz Luiz disponibilizou uma consultoria colaborativa entre os órgãos e enfatizou a necessidade de separação dos cargos de farmacêutico e analista clínico no edital.

Também participaram da reunião, o vice-presidente do CRF, Ícaro Tyego Araújo, o secretário-geral do CRF, Raulino Firmino, a diretora do programa CAPS Saúde Mental, Isabel Karine, a diretora de Assistência Social da FMS, Jesus Mourinho, e o gerente da Assistência Farmacêutica do município, Rafael Fontenele.

Fonte: CRF-PI

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480