Notícias

CONSELHO LANÇA PLANO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA PARA OS MUNICÍPIOS

26 de agosto de 2021

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí elaborou um Plano Municipal de Assistência Farmacêutica contendo diretrizes para estruturação e processos de organização das assistências farmacêuticas para todos os municípios do Piauí. O documento visa orientar a implementação e padronização das ações serviços pelas órgãos de saúde municipais.

O Plano é um instrutivo formulado pelos farmacêuticos Náiguel Castelo Branco Silva, membro da Comissão de Farmácia e Dispensação do CRF-PI, com participação do Coordenador do Componente Básico da Assistência Farmacêutica do Piauí Rhilder Borges Reis, a fim de orientar de forma institucional a estruturação física, funcional e organizacional das assistências farmacêuticas nos municípios, para que haja uma solução de continuidade nas gestões municipais.

“O documento traz instruções para os gestores sobre as bases legais para implantação e implementação do serviço, espaço físico, regularização, aquisição e abastecimento, documentos gerenciais, atribuições dos farmacêuticos gestor e responsável técnico, além de outras informações importantes”, destaca Náiguel.

O farmacêutico explica que o CRF vai encaminhar administrativamente o Plano à todos os gestores municipais de saúde do Estado, para que deem encaminhamento e providências para instauração ou padronização dos departamentos de AF . “Temos o apoio institucional da Vigilância Sanitária Estadual do Piauí(DIVISA) e do Ministério Público (MPPI), que chancelaram o instrutivo e darão suporte para que seja efetivado”, ressalta Náiguel Castelo Branco.

Náiguel pontua que a publicação também tem a finalidade de minimizar a judicialização na saúde, no que diz respeito a medicamentos nos municípios. “Com uma correta organização dos departamentos de AF, os órgãos de saúde municipais terão mais acessibilidade na aquisição e dispensação de medicamentos aos pacientes, farão os cadastros das farmácias básicas juntos ao Ministério da Saúde, resultando na redução de casos que precisem ser judicializados, com o apoio e atuação do CRF-PI em todo o Estado ”, conta.

O presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, avalia que o documento é necessário e vai otimizar as AFs, oferecendo um serviço modelar à população. “O Plano servirá de guia para que os gestores possam aprimorar e desenvolver da melhor forma possível seus departamentos, assim como, aquelas Prefeituras que ainda não institucionalizaram seus setores, implementem, além de padronizar o funcionamento quanto a logística de medicamentos para os municípios”, analisa o gestor.

 

Leia o documento completo: PLANO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Fonte: Comunicação CRF-PI (David Carvalho)

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480