Clonazepam: uso abusivo e adicção

07 de março de 2024
Image description

Clonazepam é um benzodiazepínico que atua quimicamente no sistema nervoso central (SNC) aumentando o efeito do neurotransmissor GABA. GABA é o principal neurotransmissor inibitório do SNC(1).

A classe dos benzodiazepínicos foi desenvolvida pela indústria farmacêutica inicialmente para o tratamento a curto prazo de pacientes com ansiedade. Atualmente não são mais a primeira linha de tratamento, que foi substituído pelo uso de antidepressivos e como medida não farmacológica a psicoterapia, em especial a terapia cognitivo comportamental. Porém, ainda são utilizados nas crises agudas de ansiedade e transtorno do pânico (que se caracteriza por sinais e sintomas intensos de ansiedade com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sinais e sintomas físicos)(2). Em seu primeiro uso ocasiona sensação de relaxamento.

Como já dito, os benzodiazepínicos têm efeito depressor do sistema nervoso central (SNC) e interações farmacodinâmicas potencialmente perigosas ocorrem quando há associação com outros medicamentos que potencializam a sedação e podem levar à depressão respiratória, como os barbitúricos, os antidepressivos tricíclicos, os tetracíclicos, os antagonistas dos receptores da dopamina, os opioides e os anti- histamínicos(3). Nesta situação, a participação do farmacêutico é imprescindível para a orientação do paciente.

Utilizado a longo prazo, clonazepam pode levar à dependência física e psíquica. No uso por longo prazo, para que se consigam os mesmos efeitos do início do tratamento é necessário o aumento da dose pelo fato de ser desenvolvida rápida tolerância ao uso. Nos casos de adicção já ocorre tanto a dependência física quanto a psíquica. Quando a retirada do medicamento causa sinais e sintomas relacionados à interrupção deste, é necessário avaliar o risco-benefício do tratamento. A interrupção do tratamento não pode se dar de forma abrupta. Muitos acham que o uso do clonazepam por longo prazo é inofensivo por não se tratar de uma droga de rua e ser prescrita por um médico. Mas este uso prolongado pode ser perigoso. Já há algum tempo existem na internet sites que vendem medicamentos sujeitos a controle especial sem a necessidade do devido receituário (notificações de receita o receita de controle especial) o que contribui para o uso abusivo. O uso sem prescrição é considerado abusivo. Em grandes quantidades, a ingestão causa um curto período de euforia seguido por letargia, estupor semelhante à embriaguez ou sonolência.

O abuso de benzodiazepínicos tende a ser acompanhado do abuso de outras classes de medicamentos. Alguns dos efeitos do uso abusivo de clonazepam: vertigem, prejuízo da cognição, tempo de reação diminuído, tontura. O uso prolongado de clonazepam pode afetar o comportamento. Algumas reações adversas que podem ocorrer: paranoia, pensamentos irracionais, pesadelos vívidos, pensamentos obsessivos, mudanças de humor não explicáveis, perda de apetite. O uso abusivo de clonazepam pode também causar overdose, situação que requer atendimento médico de urgência.

Referências Bibliográficas:

  1. ⁠Zinnia Health: recovery is possible. Disponível em: https://zinniahealth.com/substance-use/clonazepam
  2. Transtorno do pânico. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/transtorno-do-panico/#:~:text=O%20transtorno%20do%20p%C3%A2nico%20(TP,de%2015%20a%2030%20minutos.
  3. Viel AM, Ribeiro-Paes JT, Stessuk T, Santos L dos. Interações medicamentosas potenciais com benzodiazepínicos em prescrições médicas de pacientes hospitalizados. Rev ciênc farm básica apl; 35(4) [Internet]. 2015 [Citado 13 de fevereiro de 2017]. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Joao_Tadeu_Ribeiro-Paes/publication/289441281_Potential_drug_interactions_with_benzodiazepines_in_medical_prescriptions_of_hospitalized_patients/

Fonte: Comunicação CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480