Brasil institui o Dia Nacional do Laboratório Clínico

18 de junho de 2021

O Brasil conta hoje com 15.134 laboratórios de análises clínicas e, destes, 9.697 são estabelecimentos de propriedade de farmacêuticos. Para reconhecer o importante serviço que esses laboratórios prestam à sociedade, foi aprovado pela mesa diretora da Câmara dos Deputados e encontra-se em fase de publicação, Lei Federal que institui o Dia Nacional do Laboratório Clínico. A data do dia 14 de junho foi sugerida pelo farmacêutico Humberto Marques Tibúrcio aos parlamentares por marcar a data do nascimento do austríaco Karl Landsteiner, destacado com o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1.930.

De acordo com o Humberto Tibúrcio, a homenagem foi pensada em retribuição à enorme contribuição do cientista austríaco pela classificação dos grupos sanguíneos, Sistema ABO, e a descoberta do fator Rh. Os exames do Sistema ABO e do fator Rh estão entre os primeiros a serem realizados mundialmente com o mesmo procedimento laboratorial.

“Minha saga para que o nosso setor tivesse a sua data comemorativa começou em 1.998, portanto, são 23 anos e se concretizou em 2.021 com a promulgação da Lei Federal que institui no Brasil o dia 14 de junho como esta data. Ao longo desses 23 anos eu ouvi e recebi promessas que tantas foram em vão que daria para ter desistido, mas, não foi isso que fiz: segui paciente e persistente e os meus alunos sabem o que a paciência e a persistência significam na vida profissional e pessoal deles”, recordou o farmacêutico.

Humberto Tibúrcio possui ampla experiência em gestão de laboratórios, qualidade e consultoria e comentou como conquistou esse importante reconhecimento para os laboratórios clínicos. “Com o irrestrito apoio do nosso colega Mauro Terra e do deputado Dr. Luizinho, do Rio de Janeiro, aos quais aqui novamente os agradeço, em 2.021, em meio as limitações da pandemia, foi apresentado à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 122, instituindo o Dia Nacional dos Laboratórios Clínicos, conferindo ao nosso setor o dia 14 junho para ser comemorado. O nosso colega Luiz Fernando Barcelos, atual presidente da SBAC, prontamente acolheu a solicitação de divulgação da promulgação da nossa data e também desta comemoração”.

O CFF, por meio da vice-presidente Lenira Costa, cumprimenta o farmacêutico Humberto Tibúrcio pela iniciativa. “Nós, como instituição que congrega todos os farmacêuticos brasileiros, nos sentimos muito agraciados com essa conquista do nosso colega Humberto. Essa data será, a partir de agora, um importante momento de congratularmos com os farmacêuticos que atuam nas análises clínicas e parabenizá-los pelo relevante trabalho que prestam à sociedade”.

“Agradeço à Dra Lenira Costa, que sempre apoiou e contribuiu para que os laboratórios alcançassem este reconhecimento”, lembrou Humberto Marques Tibúrcio, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas de Minas Gerais (SBAC/MG) e ex-presidente do SINDLAB.

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480