A Comissão Assessora da Mulher do Conselho Regional de Farmácia do Piauí desenvolveu um estudo para traçar a participação feminina na área farmacêutica do estado. O Panorama da Mulher Farmacêutica é resultado de uma ampla pesquisa no banco de dados do Conselho. São informações tabuladas em índices e gráficos sobre a abrangência da atuação da mulher no segmento, fortalecendo o seu papel de destaque.
O documento apresenta dados importantes para a valorização feminina no mercado. Segundo o estudo, o Piauí possui uma população composta por maioria feminina e, em paralelo, dos 2637 farmacêuticos inscritos no CRF-PI, 1600 são mulheres (mais de 60%). Quanto às responsabilidades técnicas, 1517 empresas possuem mulheres assinando estas incumbências.
Outro setor de grande relevância é o magistral, em que 90% dos estabelecimentos estão sob responsabilidade legal de farmacêuticas. Em relação à educação, 80% dos cursos de Graduação em Farmácia são coordenados por elas. Além disso, o Panorama aponta 76,30% de farmacêuticas atuantes no setor oncológico.
A conselheira regional Dra. Maria Mendes de Brito é a presidente da Comissão Assessora da Mulher do CRF-PI e comandou a organização do material. Segundo ela, o trabalho é resultado de uma pesquisa ampla que pode servir de base para que haja cada vez mais valorização feminina. “O objetivo é destacar a importância das mulheres como agentes de saúde, principalmente, na área da farmácia. Esse trabalho traz o papel fundamental que elas desempenham na nossa atuação, já que se destacam como maioria em vários campos da farmácia”, afirma a conselheira.
Confira o material completo: Panorama Farmacêutico Mulheres
Fonte: Comunicação CRF-PI