Remuneração justa, insalubridade e outros direitos serão o tema para o Dia do Farmacêutico

15 de setembro de 2021

Valorize o farmacêutico! Ele sempre escolhe o melhor caminho para garantir o seu bem-estar. Essa é a mensagem principal da campanha lançada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) nesta terça-feira, 2/09, em homenagem aos profissionais da Farmácia, pelo Dia Internacional do Farmacêutico, cuja data comemorativa é dia 25 de setembro, e ao Dia Nacional do Farmacêutico, lembrado no dia 20 de janeiro. A intenção é ir além da campanha, estimulando em paralelo, um movimento pela garantia de direitos e prerrogativas do farmacêutico, como salário digno e insalubridade, como garantias do exercício ético e de qualidade.

O público-alvo são farmacêuticos, autoridades constituídas nas áreas de interesse da campanha e a população em geral. Ações estratégicas vão estimular o envolvimento da categoria, como o lançamento do hotsite valorizeofarmaceutico.cff.org.br (em breve) e das hashtags #ValorizeoFarmacêutico e #CuidadoParaQuemCuida. Haverá também o lançamento do Observatório da Profissão Farmacêutica, para subsidiar as ações dos conselhos de Farmácia na busca de solução dos gargalos da profissão. Por meio do Observatório será realizada a 2ª edição da pesquisa o Perfil do Farmacêutico no Brasil. Os dados serão divulgados no Dia Nacional do Farmacêutico, 20/01.

Dentre as ações da campanha, ainda, também está prevista a criação do Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais no CFF e fomento à reprodução dessas estruturas nos CRFs; Convocação do Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica (para outubro); e realização de atos políticos pela Valorização da Profissão Farmacêutica na Semana do Farmacêutico, em Brasília, dia 22/09.

A peça que inaugura a campanha traz a imagem de dois farmacêuticos vestidos de jaleco branco, posicionados de pé e de costas, o que representa o caminho que ele irá escolher e remete a uma ideia de oposição entre o que o farmacêutico faz, representa, e o que a população deve fazer para valorizar o farmacêutico. A representação do cenário também se divide em dois lados opostos. O esquerdo, um ambiente de trabalho do farmacêutico, é o lado da atuação. O direito, a imagem de um posto de trabalho abandonado, simboliza o lado da luta, representando também a necessidade da valorização pela população.

Fonte: Comunicação do CFF

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480