Dia 20 de janeiro é comemorado em todo Brasil o “Dia do Farmacêutico”. Para marcar a data, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí realiza uma ação farmacêutica na Praça Pedro II, em Teresina, das 08h às 11h.
Serão oferecidos exames básicos como aferição de pressão, índice glicêmico e cálculo do ICM (Índice de Massa Corpórea), além de informar e tirar dúvidas sobre assistência farmacêutica, automedicação e efeitos toxicológicos. Também serão distribuídos folders informativos sobre medicamentos. As principais redes de farmácia do Estado já confirmaram presença na ação, através de seus farmacêuticos.
Para Rodrigues, o farmacêutico atua em diversas áreas, além das farmácias e drogarias. “Estamos presentes em indústrias, laboratórios, hospitais e clínicas, manipulando, dispensando, prestando assistência e pesquisando sempre, para melhorar a saúde de todos”, completa.
O secretário-geral do CRF, Osvaldo Bonfim, ressalta que a nova lei da Farmácia serviu como impulsora na valorização do profissional farmacêutico. “A nova Lei nº 3.021/14, diz que drogarias deixam de ser apenas estabelecimentos comerciais e se transformam em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva”. Ele reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico nas farmácias de qualquer natureza, conforme já determinava a lei anterior sobre o assunto, 5.991/73. “Outro ponto importante é que a partir de agora, apenas o farmacêutico pode exercer, nestes estabelecimentos, a responsabilidade técnica”, disse Bonfim.