Notícias

PRESIDENTE DO CRF-PI PALESTRA NO ABRAFARMA FUTURE TRENDS

15 de setembro de 2023

O presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, palestrou no Abrafarma Future Trends, em São Paulo, como palestrante de um painel sobre a RDC 44, resolução da Anvisa que regulamenta a aplicação de serviços clínicos nas farmácias. O tema foi alvo de um debate com participações das principais redes de farmácias brasileiras e conselhos da categoria. Uma das proposições apresentadas é eliminar a burocracia exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que impõe a disponibilização de salas separadas para a realização de serviços farmacêuticos, vacinação e testes rápidos.

Luiz Júnior reforçou o direcionamento enfatizado nas discussões do painel, afirmando que, “a RDC 44 deveria fortalecer o papel do farmacêutico além da mera venda de medicamentos, posicionando-o como um grande coordenador da saúde pública e privada no Brasil, colaborando inclusive para otimizar o financiamento dos serviços farmacêuticos por parte do SUS e dos planos de saúde, como já acontece em países como Estados Unidos”, afirma o presidente do CRF-PI.

As tratativas apresentadas no evento sugerem que farmácias também poderiam fazer o processo de triagem do paciente subsidiada pelos planos de saúde a fim de evitar internações desnecessárias que oneram as operadoras. Segundo a gerente da Anvisa presente, o Ministério da Saúde abriu diálogo com a agência e com a ANS para analisar o impacto dessas questões.

Foto: Janaína Lopes Domingos (Anvisa), Marcelo Polacow (CRF-SP), Maurício Matos (A Nossa Drogaria), Francisco Rodrigues (Abrafarma), Cristiana Araujo (Drogaria Araujo), Luis Júnior (presidente do CRF-PI) e Albery Dias (Farmácias Pague Menos).

PUBLICIDADE
© 2013, Todos os Direitos Reservados - Conselho Regional de Farmácia - Piauí - Brasil
Conselho Regional de Farmácia do Piauí
Rua Professor Nódgi Nogueira, n° 4193
Bairro Ininga. CEP: 64.048-465
Tel.: 86 3222-8480